terça-feira, janeiro 09, 2001
Annapurna (8091m), Primeiro 8000 Português
Em 1991 tive o privilégio de me tornar no primeiro português a escalar um cume com mais de 8000m, o Annapurna, subindo por uma via de grande categoria: a via Bonington na face sul.
Digitalizei o relato que fiz para a Grande Reportagem, edição de Dez 1991, que podes ler em ficheiro pdf. Clica aqui, depois clica em "download".
Gonçalo Velez
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Sem querer tirar qualquer mérito à carreira sensacional que o João Garcia tem vindo a demonstrar, com mestria ao mais alto nível internacional, julgo ser importante sublinhar que o Gonçalo Velez foi quem, em Portugal, verdadeiramente desbravou o árduo caminho dos "8.000". Inovou, mostrou que era possível, concretizou... Um exemplo para todos nós. E não é por acaso que neste início dos anos 90 ambos andavam muito juntos. Aliás, tive o privilégio de realizar algumas actividades com estes dois "ESPÉCIMES" raros, e até de dormir a 3 num buraco de neve, de ainda conservo belas fotos e recordações. O João era ainda um puto, mas transbordava energia e promessas de realização. Parabéns Gonçalo, não só pelo Annapurna, mas também por teres mostrado alguns caminhos ao João Garcia.
João Garcia nunca se esquece de Gonçalo Velez, reconhecendo publicamente -basta ler os seus livros- o seu enorme valor.
Mas o que é certo é que a divulgação do Himalaísmo no nosso País tudo deve a este nosso João Garcia, autodidacta que soube retirar dos modelos de identificação o melhor que tinham para dar.
E João Garcia vai conseguir um feito verdadeiramente espectacular-ser um dos primeiros Homens a conquistarem os 14 cumes mais altos do Mundo. 13 já estão. Falta (só)o Annapurna.
João Garcia é, sem sombra de dúvidas, o maior alpinista/himalaísta português de todos os tempos. Bastará subir Montanhas e fazer cumes e sempre te perguntam de onde és e dizes, com orgulho, que és Português, recebendo como resposta: De Portugal, da terra de João Garcia!
Força João! Rumo ao Cume !!!!
JR
Enviar um comentário