quinta-feira, dezembro 04, 2008

Combater os Homicídios de Honra no Paquistão

Gostaria de chamar a atenção para o flagelo que constitui a violência conjugal e familiar no Paquistão onde as mulheres são cegadas, desfiguradas com ácido, violadas por grupos de homens que se manterão impunes, espancadas até à morte ou mortas por outro meio, por terem praticado, ou serem suspeitas de terem praticado, "crimes de honra".
Estes "crimes de honra" envergonham maridos ou famílias inteiras que, segundo a tradição, têm o dever de "limpar" a honra da família matando a mulher em causa.
O simples facto de uma mulher ter sido violada torna-a, aos olhos desses "familiares" impura e culpada de um crime de infidelidade para com o marido e com a família.
Somente 4% dos culpados são julgados e condenados.
Esta organização, PWA, dirigida por mulheres cheias de coragem e de motivação, algumas vítimas destes horríveis incidentes, esforça-se por:
a) Divulgar e desmascarar todos os crimes que lhe são relatados,
b) Defender por vias legais os direitos das mulheres paquistanesas,
c) Oferecer protecção física e legal e acompanhamento da vítimas até que consigam regressar à sociedade e planear o seu futuro,
d) Gere desde 1999 um albergue em Rawalpindi com capacidade para 30 mulheres.
Leia notícia no Washington Times
: Pakistani women victims of 'honor', Acid attacks, kerosene burnings not uncommon as crisis widens, por Katie Falkenberg.

Sem comentários: